Pages

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Blogs e Peso VS gordura corporal

E aí minha gente, como estamos? TO POSTANDO MUITO E VAMO FAZENDO

Bom, eu desde que comecei essa vida de Reeducação Alimentar e Atividade Física (e mesmo antes dela) eu passei a ler mais sobre o assunto nas interwebs. Jogava no google de vez em quando e ia lendo, fui parar lá no site do Bem Estar da globo e de vez em quando tem uma notícia que pessoas mandam sobre suas superações, melhora da qualidade de vida, perda de peso, essas coisas. Foi lá também que encontrei um dos primeiros blogs que eu li praticamente todo, o Meu Manequim 40 da Luana, acompanhando desde o começo a luta dela contra a balança, as jacadas que ela cometia e de vez em quando quase sempre dava risada do jeito dela escrever bem desbocado. Mas não será hoje que vou falar dela. Outra oportunidade eu falo com ela e posto algo bem feito sobre o sucesso dela mesmo tendo o blog e várias matérias que tem dela em alguns sites.


Depois do blog dela eu comecei a procurar outros blogs legais, não aqueles só com dicas, receitinhas, mimimi etc e tal. Eu gosto de vez relato de gente de verdade, que vai lá e faz sua AF e se mantem na RA, mas em um post admite que comeu algo que não devia, coisa de serumano. Encontrei mais alguns blogs (que eu ainda vou postar quando faltar assunto HEHEHE) e eu meio que leio quase todo, pra ver a evolução da pessoa. Acho legal isso. EEEEENFIM... Encontrei ontem o blog de um cara de Maceió. E é muito difícil encontrar blog de homens que vem falar da sua Reeducação Alimentar e seus esforços contra a balança. Eu conto nos dedos os que já encontrei.

Desse cara de Maceió, o Valber, eu também to lendo desde o começo. Tem "poucas" postagens e são pequenas. Ele não escreve textos gigantes e entediantes como os meus. E em um dos posts eu encontrei esse texto magnífica sobre Peso e Gordura Corporal, e eu tinha que compartilhar. Então depois de tudo o que eu já digitei, boa leitura.

Encontrei a imagem no pai google

"O peso corporal é composto por massa adiposa (gordura), massa muscular, ossos, órgãos e líquidos. A faixa de peso saudável de indivíduos adultos não atletas pode ser determinada a partir do cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC) mínimo e IMC máximo, que levam em conta a estatura.

Ainda dentro da faixa de peso saudável, é possível que o percentual de gordura corporal esteja elevado em detrimento da massa muscular, configurando um desequilíbrio na composição corporal. A faixa de percentual de gordura corporal mais saudável varia de acordo com idade e sexo, podendo esta ser determinada a partir de tabelas de referência.

À medida que a quantidade de gordura corporal diminui (dentro dos valores de normalidade), a massa muscular se torna mais notável e confere uma composição corporal mais saudável e uma imagem corporal comumente mais atraente.

É importante, sim, que se busque por um peso saudável, mas é muito importante também que o percentual de gordura seja monitorado e mantido dentro dos padrões de referência para que haja ainda mais saúde, com menores riscos de doenças crônicas como diabetes, hipertensão, dislipidemias, entre outras.

Já com relação ao ganho de massa muscular, este pode aumentar o peso corporal sem significar prejuízos para a saúde. Pelo contrário, o aumento de massa muscular melhora a saúde em vários aspectos.

Sabemos que a massa muscular pesa mais na balança que o mesmo volume de gordura corporal. Por isso, ao se iniciar um treinamento de força com objetivos de hipertrofia muscular, é comum acontecer do peso corporal se manter estável ou mesmo se elevar, quando o que de fato está acontecendo é a redução de gordura corporal e o aumento de massa muscular, que, como já foi dito, melhoram a saúde e a imagem corporal.

Mesmo assim, estes conceitos ainda são confusos para muitas pessoas, que ao se depararem com um aumento de peso após o início de uma atividade física regular focada em aumento de massa muscular, imaginam que não estão tendo sucesso e que estão retrocedendo em relação à saúde e beleza.

Com o aumento de massa muscular, o organismo passa a gastar mais energia, o que favorece ainda mais a redução de gordura corporal. Gradativamente, o tecido adiposo dá lugar à musculatura. Este fato é responsável pela oscilação de peso nos primeiros meses de treinamento físico que ocorre até que estas variáveis se estabilizem, por quaisquer motivos.

O importante neste momento é não se prender apenas aos valores da balança. O aumento de massa muscular e a redução de massa adiposa ocorrem simultaneamente e em proporções diferenciadas dependendo do tipo de treino, do biotipo, estado de saúde e, claro, da alimentação do praticante de atividade física. Por isto, a variação de peso neste período é individualizada.


Artigo escrito pela nutricionista Miriam Loiola"

Então, eu de vez em quando vejo gente dizendo que não quer fazer musculação porque "ganha músculos e não perde peso na balança". É só ler a parte que eu destaquei em negrito. Foi por causa dela que eu quis compartilhar, principalmente. As vezes a diferença na balança não é grande ou até mesmo não existe, mas as suas medidas diminuem, a massa gorda diminuiu e a massa magra aumentou. Não acha válida essa troca? Então se assuste com essa imagem:

BANHA VS MÚSCULO

Ainda vai dizer que não vale trocar? AH VÁ! Eu acho que to com mais gás ainda pra malhar pesado depois de ver isso e depois que li  esse texto. Ainda mais empolgado porque essa semana minha academia foi toda perfeita, malhei tudo direitinho. :D

Enfim minha gente, muita besteira pra ler, quem chegou até aqui tá de parabéns, e outro dia tem mais post. Próxima semana é a última de agosto, ou seja, dia 2 de setembro tem pesagem nova e eu vou subornar pedir a moça lá da academia pra tirar minhas medidas, porque ela diz que é melhor ver só de dois em dois meses ou de três em três. Até concordo, mas to ficando curioso quanto a isso. Se a diferença na balança for pouca eu peço, mas se for válida eu deixo pra tirar medidas oficiais só em outubro. Pode ser?

Tranquilo?
Até mais ver povo, bom fim de semana e nada de abusar hein? Eu vou tentar me controlar ao máximo :x

Abraço!



Random Stuff

Finalmente chegou meu Thermo Energy! Valeu Nutrics!

5 comentários:

  1. Oh eu aquiiii! Vou ler o blog desse carinha também... canso as vezes de blog feminino porque é sempre a mesma coisa: chupo gelo, como salada, uso roupa bonita e cara que você nunca vai conseguir comprar pra ir na academia... ou muitas vezes a gente se apega e elas acabam desistindo da vida saudável. Sobre o peso, assim, eu acredito que vale a pena prestar atenção nele mesmo, afinal uma mulher ter 100 kg como eu tinha significa que ela é gorda! Mas agora eu estou feliz com meu corpo mesmo pesando 78 kg! Sim, 78 pra uma mulher é "muito", mas o que importa pra mim é perder medidas e gostar do que vejo no espelho.
    Beju prucê

    www.meumanequim40.com.br

    ResponderExcluir
  2. Fala Daniel! Tudo blz? Realmente encontrar homens nesse mundo virtual light é praticamente impossível. Tem alguns poucos. Poucos mesmo. Gostei da descrição aí. Realmente procuro fazer postagens mais curtas. hahahahaha Eu ando meio sumido disso aqui mas continuo na luta. Vou tentar passar mais vezes nos blogs. Fico feliz em saber que vc também está na luta. Vamos lá!! Sucesso!!!

    Abraço

    Valber

    ResponderExcluir
  3. Hahaha, eu preciso confessar que vim para saber o que era o projeto foto no jornalzinho!!! Hahahahaha Sucesso pra vc e boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkk pois é, o projeto pra aparecer no jornalzinho da academia! Só as mudanças bacanas lá! Quero ser merecedor :P

      Boa semana pra você também, sucesso para nós :D

      Excluir
  4. Eu num largo mais a MUSCULAÇÂO nem a pau, Juvenal. hahahahahahaahaha
    E pode "subornar" mesmo D. Regina. Sem essa de ter que passar 3 meses para tirar as medidas. Eu e Milles tiramos a cada 30 dias. Caso contrário, ficamos super perdidas.

    Um xerãoooo

    E bora pra luta!

    ResponderExcluir