Pages

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Correr para emagrecer

Boa tarde pessoas! Como estamos?

Eu to bem, sentindo um incômodo nas costas, não que doa, mas não sei do que se trata. Acho que não é nada relacionado a overtraining, até porque não to me acabando de treinar nem de malhar, continuo no mesmo ritmo, então vou esperar pra ver se passa.

Mas então, vamos falar de coisa boa? deixando isso de lado, hoje tava falando com minha amiga Milena, que é personal lá na academia que malho, sobre corrida e coisa e tal. Não vou negar que ainda estou empolgado com o fato de dar uma volta inteira na ilha (1,7km) correndo. Nada como Usain Bolt, mas ainda assim correndo. O negócio é que minha cabeça ainda resiste a essa ideia de que corrida intervalada ajuda a emagrecer mais do que uma corrida mais demorada. Na minha cabeça parece óbvio: quanto mais você corre, mas energia gasta. É igual a uma maria fumaça.

MARIA FUMAÇA HOGWARTS EXPRESS! (a comparação foi ridícula, eu sei)



Acontece que Milena me disse o que eu já sabia e não entendo: corrida intercalada perde mais, porque força o organismo a... alguma coisa. Quê? É, eu não me lembrei depois de um tempo, daí resolvi pesquisar no pai google. Demorei um pouco pra achar o que queria, porque sempre as notícias comparavam a corrida com a caminhada, mas não a corrida intercalada com caminhada com somente corrida. Se for comparar caminhar e correr, correr é mais efetivo. Mas então por que corrida intercalada é melhor? Daí eu achei issaqui:

"(...) estudos mostram que a corrida intervalada promove uma maior gasto de energia e aumentos no total de calorias gastas em comparação a corrida contínua. O total de calorias gastas seria mais importante então que a porcentagem de gordura gasta em cada caloria. Outro ponto chave importante é de que a corrida intervalada geraria um maior EPOC (maior consumo de oxigênio pós exercício), ou seja, relacionado ao maior gasto energético em repouso pela necessidade de aumento do consumo de oxigênio durante a recuperação."


Acredito que o ponto chave é o que eu grifei aí, apesar de AINDA ASSIM não compreender. Mas vamos deixar isso pra lá? Eu sou teimoso as vezes, mas vou apenas aceitar o fato de que desse jeito é melhor. Ah, e para ver a notícia completa clique aqui.

Voltando pra minha situação... Minha série é intervalada. Nos dias que malho membros superiores, a cada exercício eu vou pra esteira e faço 2 minutos aindando, 2 correndo e mais 1 andando, daí volto pra fazer um outro exercício. Beleza, na esteira até dá pra fazer assim mesmo, mas quando vou pra ilha eu tenho vontade de correr mais, aumentar o meu limite, superar e coisa e tal. Não é que eu não vá correr intervalado lá que eu vou deixar de perder calorias. Então decidi que na academia vai ser intervalado e na ilha vai ser direto. Pode ser ou tá difícil?

E se falando em correr, agora vem a hora do kibe/jabá! Eu quase sempre to lendo os posts de uma conterrânea minha (digo quase sempre porque as vezes ela posta coisa sobre maquiagem... isso não me interessa :P) e uns tempos atrás ela postou um sobre corrida, com uma série, e eu fiquei com vontade de testar. ACHO EU que até comentei sobre isso em um post antigo, mas pode ser só coisa da minha cabeça... Enfim, Tá aqui o que ela postou:

"Peguei esse treino no instagram da @gabrielapugliesi, quem passou pra ela foi o Dr. Marcelo Ferro. De acordo com ele, esse treino leva à exaustão e queima a gordura muito mais do que correr uma hora em velocidade média. Os números representam os minutos e as velocidades entre parênteses são as que a Gabi treino e deixou pra gente se basear. Cada um treina no seu ritmo, mas o tiro tem que ser tiro mesmo, beeeeeem rápido. Espero que gostem!

"

Pra ver o post na íntegra é só clicar nesse link: Gordinha Tensa.

Já to me programando aqui e me preparando psicologicamente para dar esses tiros de 13km/h. Mas acho que dá pra fazer. Nas noites de terça e sexta vou tentar ficar indo pra ilha correr (ontem fiquei de castigo no trabalho até 20h e não deu pra ir! todos chora) e na academia vou fazer esse treino aí, porque dá pra ver os minutos e seguir direitinho. 


Enfim, é isso. Incrementar os treinos com corrida, mesmo sem tomar tanto gosto no começo (até porque eu corria 100 metros e morria), agora que consigo correr mais e ter mais fôlego, a vontade de correr mais tempo vai aumentando. E vamo que vamo :P

Abração, até mais!

2 comentários:

  1. Né isso... pra quem corria apenas 100m morrendo hoje consegue dar uma volta na ilha inteira (eu tb \0/) quer correr mais e mais... Xonei pela corrida, amigo.

    Mas, é como Milena (minha mega personal linda) diz: a gente precisa intercalar.
    Quero fazer isso como vc. Tipo, na esteira intercalar, por que dá pra regrar direitinho o tempo e na ilha medir distâncias.

    VOu pedir pra ela fazer um pra mim, por causa do meu joelho bichado.

    ResponderExcluir
  2. Oi Daniel, primeiro de tudo muito obrigada pela força lá no blog! Valeu mesmo! Cada comentário é precioso! Bom, meus professores fizeram meu treino assim. Eu faço membros superiores e parto pra trotar por uns minutinhos na areia. No outro dia faço inferiores e intercalo com trotadas na areia. O treino todo está assim. Estou perdendo peso aos poucos e cada organismo é um, mas me disseram ser o que mais funciona. E olha, estou perdendo MUITA medida, portanto, creio estar super funcionando. Tem um bando de gente tomando gosto pela corrida. Eu mesma vou caminhar 3,5 e quero trazer esta medalha pra caaaasa!!! Hahahaha Aos poucos vc chega onde quer. Não desista! Bjsss

    ResponderExcluir