Pages

terça-feira, 9 de julho de 2013

E essa tal de zona de conforto?

Zona do quê? Zona de conforto! Entendeu agora? Então... Boa tarde meu povo e minha pova!

Hoje o tema do dia me veio logo cedo: estava eu na cadjimia malhando às 06:30 da manhã e enquanto morria fazendo meus exercícios de perna estava conversando com a instrutora, e ela me falou que tava doida pra fazer uma série pra o meu amigo, daí comentei que ele fazia a série dele por ele mesmo, e ela disse que quando desse ia botar uma série pra acabar com a vida boa dele na academia e tirar ele da zona de conforto. Apoiei e achei graça, mas também fiquei pensativo quanto a isso.

Você sabe o que é a zona de conforto? Claro que sabe, todo mundo sabe, mesmo que seja só uma noção. Eu também sei, mas como eu adoro pesquisar coisas no google, dei uma olhadinha em poucos sites pra ver o que diziam sobre essa zona aí e daí encontrei isso:


"A origem da palavra conforto vem do latim, cumfortare, e significa aliviar a dor ou a fadiga. Está associado a “um estado prazeroso de harmonia fisiológica, física e psicológica entre o ser humano e o ambiente”. É a nossa tendência de evitar os medos, a ansiedade ou algum tipo de desgaste. Tendemos a ficar num território onde podemos predizer e controlar os acontecimentos. Que pode garantir um desempenho constante, porém limitado e com uma pseudo sensação de segurança." (Pra ler tudo é só clicar aqui)

Fala aí quem gosta de mudar o que tá bom por algo que você não sabe se vai dar certo ou se vai ser melhor do que o que já tá? Pois é, é difícil achar quem goste. Mas bote uma coisa na cabeça: você tem que sair da sua zona de conforto.

Voltando para a minha situação, eu parei para refletir e eu fiz avanços quanto a isso. Eu tomei vergonha na cara e decidi mudar meus hábitos, mudar o jeito que estava levando minha vida (que eu achava uma maravilha).
  • Deixei de dormir tão tarde e passei a acordar cedo;
  • Voltei para a academia;
  • Mudei minha alimentação.
Isso é o que ficou mais claro, o que dá pra enumerar logo de cara. E por que eu fiz isso? Oras, tava na hora de mudar a minha vida sedentária e procurar melhorar minha vida. Parece clichê, mas nem é. Se eu não tivesse saído da minha zona de conforto nada disso teria mudado. Certamente eu continuaria dormindo pra lá de 1h da manhã, acordaria meia hora antes de ir para o trabalho, iria continuar comendo o de sempre e continuar com o hábito pra não dizer evitando de não comer coisas mais saudáveis. Tudo isso pra me sentir melhor comigo mesmo. Precisa de motivo maior que esse?

E como faz pra sair da zona de conforto? Faça uma avaliação da sua vida, o que você tem feito e que pode melhorar, o que não te agrada e que pode mudar, e no fim de tudo isso, queira mudar e faça por onde mudar. Não existe outra fórmula para isso. É isso e pronto. E é fácil? Hell no! Mas com o tempo você se acostuma, uma hora o que não estava na sua zona de conforto vai se tornar um hábito. E melhor, além de alcançar aquilo que você queria, ainda vem aquele sentimento de "é isso aí, eu consegui!" que é mó barato :P

Enfim, tudo depende de você. Para chegar aonde a maioria não chega, é preciso fazer o que a maioria não faz. Ninguém vai te obrigar a sair da sua zona de conforto, ninguém pode te obrigar a mudar senão você mesmo. Queira mudar e faça por onde mudar. Recentemente eu sai de mais uma zona de conforto minha: eu queria voltar a fazer alguma atividade que não academia e caminhada, tipo voltar a praticar judô (que eu já pratiquei no tempo de escola). Não voltei para o judô mas comecei a praticar muay thai. Pois é, sai de uma zona de conforto, eu queria fazer e fiz por onde fazer. Qualquer pessoa pode.
Tirei da internet

Enfim, acho que era isso que eu tinha pra falar. Tive um contratempo aqui que tirou totalmente minha linha de raciocínio. Abraço e até mais.

Outro texto interessante sobre a zona de conforto aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário